terça-feira, 31 de julho de 2018

3 Lições dos Pesos Ideais


Todas as noites, milhares de pessoas ligam as suas televisões para ver os seus programas preferidos mas para além das habituas novelas ou séries, aparecem inúmeros programas televisivos, sobre como ter os supostos "Pesos Ideais".

Nestes programas é possível assistir ao esforço de um conjunto de pessoas obesas que se esforçam para perder o peso acumulado durante anos de excessos.

Estes programas tornam-se uma obsessão para muitas pessoas porque muitos são aqueles que não acreditam que é possível perder tanto peso (20, 30 ou até mesmo 40 quilos) em tão pouco tempo.

Não é de estranhar que tantas pessoas vejam este programas de forma quase compulsiva pois a obesidade é uma nova epidemia visto que o número de obesos tem aumentado consideravelmente em Portugal e no mundo.

Os mesmos tentam mostrar que obesos podem perder peso drasticamente e exibir corpos mais bonitos e esbeltos.

Em última análise, estas pessoas querem os mesmos resultados e esta é uma forma de comprovarem que é possível.

O problema da fórmula dos programas


Existe uma grande diferença entre o mundo real e os programas.

Existe uma série de pessoas e factores que proporcionam estes resultados fantásticos.

Será que consegue dispensar 4 ou 5 horas diárias para treinar? Consegue pagar um personal trainer? Pode dar-se ao luxo de ter um nutricionista para aconselha-lo sobre o que comer? 
Penso que a maioria das pessoas não consegue responder de forma afirmativa a todas estas questões.

Uma das frases que mais se ouve nos programas é: “aproveita todo o tempo que estás aqui porque lá fora será muito mais difícil”.

Esta frase muito provavelmente está cheia de razão. Mas pode-se tirar algumas lições dos mesmos e aplica-las para que também consiga perder peso.

Perder peso vem em primeiro lugar


Neste tipo de programas, perder peso vem em primeiro lugar.
Faça-o também na sua casa.
Apesar de parecer simples, muitas pessoas adaptam o seu exercício e refeições à sua vida actual, em vez de tornar a perda de peso uma prioridade e adaptar tudo o resto a esse objectivo.

O que é mais importante para si, perder aqueles quilos que tanto a incomodam ou assistir à próxima emissão destes programas de televisão desejando perder peso?

Sente-se com papel e caneta e planeie actividades diárias, de pelo menos uma hora, para perder peso.
Planear a ementa e exercícios físicos são só algumas das coisas a planear.

Faça exercício e divirta-se


Um dos aspectos que mais se nota nestes programas é a forma como parecem divertir-se quando fazem exercício.

É claro que os concorrentes reclamam, transpiram, gemem e parecem ficar desfeitos com os exercícios mas nunca se ouvem a dizer que depois de saírem não irão treinar.

O sentimento com que ficam é de continuar a trabalhar no exterior para continuarem a perder peso e alcançarem esse objectivo.

O segredo está em divertir-se ao fazer exercício. 

Se não gosta de ir ao ginásio, faça algum desporto que goste ou outra forma de exercício que aprecie.

Nadar, correr ou até andar são uma boa combinação de cardio e resistência. Não necessita de máquinas ou exercícios dispendiosos.

Escolha exercícios que goste, divirta-se e perca peso.

Identifique o que desencadeia a vontade de comer


Normalmente, o aumento de peso não se deve apenas a causas físicas.

Alguns acontecimentos podem desencadear a vontade de comer em excesso e de não praticar exercício, que o levam a ganhar peso.

Manter um diário onde regista aquilo que come, quando e porquê, pode ser a arma secreta para identificar o seu padrão emocional.

Tédio, cansaço, frustração, discussões, entre muitas outras coisas podem ser a ou as causas para abrir o apetite.

Após a identificação do padrão emocional que a leva a comer, pode começar a delinear estratégias para controlar os seus impulsos.

Isto pode ser tão simples como perceber se realmente está com fome ou apenas vontade de comer e saber dizer não à tentação ou comer algo mais saudável, como por exemplo, uma peça de fruta.

Controlar as emoções como forma de comer menos e ter sempre à mão alimentos saudáveis de que goste são as melhores tácticas para garantir que está a cumprir uma alimentação saudável.

Conclusão sobre as lições dos programas


Resumindo, as três lições retiradas são óptimas dicas a implementar se deseja emagrecer rapidamente.

Como bónus, ao implementar estas lições e por consequência perder peso, ficará com a satisfação de alcançar os resultados no mundo real, sabendo que fez tudo sozinha.

0 comentários:

Enviar um comentário

Copyright © 2020 Barriga Lisa